A formação de formadores tem sido uma preocupação de governos, instituições e atores individuais vários. Importa hoje formar para educar em tempos de diversidade. Trata-se de um processo complexo sobre o qual importa refletir para chegarmos a propostas curriculares mais consentâneas com a formação de cidadãos capazes de compreender o mundo em que vivemos e de o imaginar e fazer mais justo e mais capaz de acolhimento.

Trata-se, igualmente, de formular e construir respostas para questões que consubstanciam a formação de educadores, professores e formadores quando se pretende aprender a saber incluir o outro, a promover saberes em prol da interculturalidade, do plurilinguismo, da sustentabilidade, da educação para a paz, do bem-comum, sem esquecer o sujeito na sua individualidade e diversidade, valorizando e partilhando diferentes formas de ser, estar e dizer. Que apropriação fazem os atores educativos dos diferentes espaços (formais, informais, virtuais) de formação? Que questões coloca a articulação desses espaços à formação de professores e ao Ensino Superior?

Importa, também, identificar desafios, tensões e obstáculos com que se confrontam as medidas de política educativa quando se pretende promover uma educação para a(s) diversidade(s).

Assim, visa-se, com este eixo, criar espaços de reflexão e partilha de conhecimento sobre a construção de saberes académicos e profissionais na área da educação para a diversidade (linguística, cultural, étnica, religiosa, de género) e sobre o seu lugar nos curricula de formação inicial e contínua de educadores, professores e formadores, bem como nos percursos curriculares que os contextos oferecem.